Quero neste post transcrever um trecho do livro “O deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida” de Alister McGrath, que nos ajuda a perceber uma das contradições que Dawkins comete quando fala da visão do universo que os religiosos têm.
Diz Dawkins:
“Os tipos de visões do universo que os religiosos tradicionalmente abraçam são fracas, patéticas e desprezíveis quando comparadas com a forma como o universo realmente é. O universo apresentado pelas religiões organizadas é um pequeníssimo universo medieval, extremamente limitado.
Alister McGrath argumenta:
“A lógica dessa afirmação impertinente é bastante difícil de seguir, e sua base efetiva incrivelmente frágil. A visão medieval do universo pode de fato ter sido mais limitada e restrita do que as concepções modernas. Entretanto, isso não tem nada a ver com a religião, seja como causa ou efeito. Ela refletia a ciência da época amplamente baseada na tratado de caelo (“no céu”), de Aristóteles. Se o universo dos religiosos na Idade Média realmente fosse pequeníssimo, assim ocorria porque eles confiavam nos melhores cosmólogos da época para lhes dizer como o universo era. Estavam seguros de que isso era uma verdade científica e a aceitavam. Eles a tomavam como verdade. Eram ingênuos o bastante para supor que os livros-texto de ciência tinham razão em tudo quanto lhes diziam. É precisamente essa confiança na ciência e nos cientistas que Dawkins recomenda, de forma tão pouco crítica, que o levou a fundamentar sua teologia em torno da visão de universo de outrem. Eles não sabiam a respeito de coisas como a mudança radical da teoria da ciência, que leva as pessoas do século XXI a serem cautelosas sobre investir muito pesadamente nas mais recentes teorias científicas, e muito mais críticas sobre aqueles que lhes propõem uma visão de mundo.”
As ênfases são minhas.
Achei este trecho um dos mais interessantes do livro, que recomendo, para quem gosta do tipo de leitura.
É interessante também porque agora entendo de onde vem a agressividade dos leitores de Dawkins contra aqueles que crêem em Deus. Filho de peixe é tatu ?
Ontem fiz trintinha. Cada vez mais perto dAquele que criou a terra o céu, os genes e É o sentido da vida !
PAZATODOS!!!