A Bíblia nos ensina que a salvação não vem das obras. Mas pela graça (de Deus) somos salvos (Efésios 2.8,9).
Estes dias estive pensando no malfeitor que, pendurado ao lado de Jesus, Lhe rogou para que se lembrasse dele quando entrasse em Seu Reino. E Jesus lhe respondeu que naquele mesmo dia estaria com Ele no paraíso (Lucas 23.39-43). Um exemplo clássico da salvação pela graça maravilhosa do nosso Senhor.
Não fosse pelas misericórdias do Senhor, que se renovam a cada manhã, que seria daquele homem ? Os relatos bíblicos nos levam a acreditar que aquele homem viveu na criminalidade e banalidade, muito provavelmente até mesmo após ser pendurado. Mas quando viu o testemunho de Cristo, crucificado ao seu lado inocentemente e ainda pedindo para que o Pai perdoasse aqueles que zombavam dEle, logo mudou sua conduta. Repreendeu o outro malfeitor que continuava a zombar e, reconhecendo a justa retribuição por seus pecados, se arrependeu e voltou-se a Cristo.
Que muitas obras poderia aquele homem ainda fazer ? Já estava pendurado, esperando a morte chegar ! Somente a graça salvadora de Cristo o poderia alcançar naquele momento. E o alcançou. Por suas obras ? Definitivamente não ! Mas o homem foi salvo !
Devemos dar espaço em nossas vidas para essa graça salvadora. Reconhecer que estamos mortos em nossos pecados e ofensas e que a única maneira de sermos vivificados e salvos é pela graça do Senhor.
Outrossim, lemos que: "Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma." (Tiago 2.17)
Falamos de um dos malfeitores que foi pendurado ao lado de Jesus e que por isso não poderia mais fazer nada senão gozar aquela graça salvadora.
E quanto a nós ?
Nós devemos "esperar inteiramente na graça..." que há em Jesus Cristo (1 Pedro 1.13). Porém essa fé que há em nós há que, dia a dia, transformar-se em obras, compatíveis com esta fé. De outra forma, tal fé é morta, não tem valor.
Devemos assim, praticar e fazer ao próximo, as obras de caridade (ou Amor), enquanto ainda temos tempo, para que nossa esperança na graça não seja em vão.
Nas palavras do apóstolo Paulo: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!"
PAZATODOS !!!